Loucura: Jogador se aposentou, recusou o Brasil e virou técnico do sub-17

Filipe Luís foi oficialmente anunciado como o novo treinador da equipe sub-17 do Flamengo. O ex-lateral-esquerdo, de 38 anos, encerrou sua carreira como jogador ao final da última temporada e expressou o desejo de ingressar na carreira de treinador.

Recentemente, recusou uma oferta do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, para assumir o cargo de coordenador técnico da seleção brasileira. No ano passado, Filipe Luís concluiu com êxito a Licença B da CBF Academy, habilitando-se para treinar equipes de categorias de base.

Atualmente, ele está engajado em todos os cursos necessários para obter as licenças exigidas para dirigir equipes profissionais. Natural de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, Filipe Luís iniciou sua carreira no Figueirense e, após o primeiro ano como profissional no Brasil, transferiu-se para o Ajax, na Holanda.

Carreira do atleta

Em sua jornada europeia, passou por clubes como Real Madrid B, Deportivo La Coruña, Chelsea e Atlético de Madrid, onde se tornou ídolo e conquistou títulos significativos, incluindo o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Europa (em duas ocasiões) e a Liga Europa (em duas ocasiões).

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Ao longo de sua estadia no Flamengo, clube que marca o início de sua trajetória como treinador, foram disputadas 176 partidas, nas quais registrou quatro gols e conquistou um total de 11 títulos. Destes, destacam-se duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, duas Supercopas do Brasil e três Campeonatos Cariocas.

Esses feitos consagraram o jogador, deixando uma marca indelével na história do Flamengo. Conforme reportado pelo portal “Goal”, após o Flamengo tomar a decisão de não renovar o contrato do lateral, que expirou em dezembro de 2023, Filipe Luís recebeu abordagens do Grêmio e do São Paulo. Ambos os clubes apresentaram uma proposta de um ano, visando que o lateral estendesse sua carreira.